Uma iniciativa que virou Responsabilidade Social

A comunidade de Santa Clara, localizada no Bairro do Zerão, teve início com o sonho do empresário Ladislao Monte, que ao adquirir uma chácara na localidade percebeu a necessidade e a carência das famílias.  Diante dessa constatação, em 14 de maio de 2005, fez a doação de uma área de 3.600m² (três mil e seiscentos metros quadrados), para que ali fosse construído um centro comunitário e uma igreja para atender espiritualmente e desenvolver projetos sociais voltados para as pessoas carentes da localidade.

Na mesma data foi assinado o termo de doação e celebrada a primeira missa pelo Bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro Jose Conti. Estiveram presentes a solenidade de entrega o padre Joseh Marchesi, que foi empossado pelo Bispo como pároco, padres de outras paróquias e pessoas da comunidade. Naquele momento já se iniciava as parcerias, o projeto arquitetônico do sonho foi presente do arquiteto Humberto Mauro.

As empresas do grupo Monte, Monte Casa e Construção e a Tropical Center juntamente com a comunidade iniciaram no segundo semestre, do mesmo ano, a construção do Centro Comunitário. O Centro é composto por um salão paroquial, com capacidade para 200 pessoas, quatro salas de aula e um espaço para montagem de diversas atividades. O projeto contempla um anexo de apoio com cozinha, refeitório, banheiros e dois quartos que são utilizados por uma pequena família que, voluntariamente, cuidam do local. O espaço aberto é utilizado como área de lazer e recreação. Essa etapa foi entregue no final de 2006.

A última etapa do projeto de construção civil foi a igreja Santa Clara, iniciada no primeiro semestre de 2007.

Acreditando na seriedade do trabalho, o empresário Gemeson, Box Xingu, fez a doação dos vidros. Em 11 agosto de 2008, Dia de Santa Clara, foi inaugurada e entregue a comunidade pelo Bispo de Macapá Dom Pedro Jose Conti, que celebrou a segunda missa. O Bispo, ao final da cerimônia, fez uma homenagem especial às empresas Monte Casa e Construção e Tropical Center entregando uma replica da imagem de Santa Clara ao empresário Ladislao Monte e o arquiteto Humberto Mauro.

No início do ano de 2009, os trabalhos sociais começavam a atender a comunidade, por meio de convênio entre a comunidade Santa Clara, o Serviço Social do Comércio - SESC – Amapá e as empresas Monte Casa e Construção e Tropical Center foram instalados o EJA – Educação de Jovens e Adultos e o Programa de Habilidades nos Estudos – PHE. O primeiro tem como objetivo alfabetizar pessoas que não tiveram a oportunidade de freqüentar uma escola. O EJA – alfabetiza 25 alunos com idades de 38 a 60 anos.

 

 

 

 

 

O Programa de Habilidades nos Estudos atende 50 crianças oferecendo reforço escolar, merenda e atendimento odontológico. O programa, já em funcionamento há dois semestres, conta com o acompanhamento pedagógico, e lanches do SESC, o material, como uniformes e pagamentos para os professores são de responsabilidade das empresas Monte Casa e Construção e a Tropical Center.



 

 

 

 

 

Ladislao Monte acredita que algo mais pode ser feito pelas senhoras da comunidade Santa Clara. “ Acreditamos que fazemos nossa parte, mas sentimos a necessidade de criar programas que possam gerar renda para  que essas mães criem seus filhos com dignidade, sem ficar esperando as cestas básicas ou qualquer outro tipo de ajuda, ou seja, produzir seu próprio sustento”.

Em 03 de novembro de 2009, as parcerias Monte Casa e Construção,  Tropical Center e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC deram inicio ao curso para Domésticas. São 25 Alunas recebendo capacitação em 160 horas de cursos, com professor do Senac, ministrando, teoricamente, como cuidar de uma residência e 30 horas práticas com estágios em casas de famílias, que acreditando na seriedade da proposta, disponibilizaram os espaços para o treinamento. O curso será finalizado em 18 de dezembro de 2009, com a certificação do SENAC e com isso deixando-as aptas para o mercado de trabalho.

Com dignidade e respeito pelo ser humano as empresas Monte Casa e Construção e a Tropical Center investe no programa de Responsabilidade Social da Comunidade Santa Clara.

Outros projetos de cunho Social demandados pela comunidade serão implantados no futuro

Voltar